"E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." (1 Samuel 16.6-7).
O texto de hoje trata de uma questão que frequentemente debato com as pessoas: a SUPERFICIALIDADE! Como o versículo acima fala, nós sempre nos encontramos com alguém que inspira coisas boas, espiritualidade, franqueza, dentre outras qualidades, mas quando vamos ver e conhecer esta pessoa por dentro, hunf!, que decepção!
Mas, eu ainda acho que a grande questão não é esta, acho que o devemos buscar realmente são relacionamentos que possuam mais profundidade. Aprendemos com este versículo que devemos escolher as pessoas pelo seu caráter e não pela sua beleza, status ou condição social. Infelizmente, nossas escolhas são condicionadas. Não podemos desejar ser amigo de alguém porque é conhecido de todos. Devemos desejar uma amizade porque sabemos que a pessoa tem caráter. É alguém que vai nos acrescer algo na vida. É uma pessoa que tem uma história de vida para contar. É uma pessoa que se abre e para nos escutar. São tantas coisas!
Alguns acontecimentos me tem feito pensar sobre isto, e pensar de forma que não desejo mais relacionamentos tão fulgazes e banais. E que no atual estado de mudanças que venho passando, meu maior desejo é relacionamentos profundos. Que não aceito viver na superfície. Que meu olhar seja para o coração e nunca para o porte físico e social ou para a beleza exterior.
Sei que é difícil ter a capacidade de perceber quem são as pessoas com profundidade. Mas não quero mais arriscar, não quero ser o mesmo, não quero ser e estar na superfície! E você onde você se encontra?