Rádio on-line e Web 2.0: VOCÊ é o artista!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009



Com a grande popularização dos arquivos de áudio compactados (mp3, principalmente), em 1998, vários sites passaram a disponibilizar acervos de músicas para os usuários baixarem sem nenhum custo e sem ocupar os "valorosos" bytes dos computadores da época.
Este foi o início da grande revolução da "música on-line", em que os usuários agora não mais eram obrigados a comprar o CD do artista para escutá-lo; os artistas independentes passaram a ter mais facilidade para lançar seus materiais para todo o mundo conhecê-los e as grandes gravadoras começaram a perder rios de dinheiro por causa do compartilhamento destes tipos de arquivos na internet.
No caso das gravadoras, essa batalha se segue até hoje. E, ainda são colocados à prova os princípios éticos, econômicos e legais dos usuários ávidos por música a baixo custo e das gravadoras que investem em aparatos técnicos, humanos e culturais para a industrialização dos CD's.
Os sites de mp3 começaram a evoluir e, tornaram-se rádios on-line (um dos primeiros casos brasileiros foi a extinta Usina do Som), que ganharam muitos adeptos, e passaram a oferecer um serviço pioneiro, que permitia não somente escutar a música sem precisar baixá-la para o computador, mas também montar uma playlist própria com o conteúdo que elas disponibilizavam. Ao passo que as ferramentas necessárias para a criação e edição de músicas por usuários domésticos foram aumentando e, com isso, o "amadorismo" tão comum dos antigos sites mp3 foi substituído por real profissionalismo independente.
Anos se passaram, e a chegada da Web 2.0 trouxe à grande rede uma maior dinamicidade, além dos incentivos à colaboração dos usuários dos sites e dos seus serviços. Esta filosofia de colaboração e organização de conteúdo se agregou rapidamente ao mundo das rádios on-line e, elas, além dos serviços convencionais já citados, passaram a permitir que os próprios usuários incluissem suas produções no acervo musical.
Hoje, é muito comum encontrarmos músicos de sucesso na mídia, advindos das rádios on-line com o seu antigo conteúdo independente, vale citar o caso de NX Zero, CPM 22, dentre outros. A mais valorosa característica das rádios on-line não é o fato de transformar o usuário numa celebridade de uma hora para a outra, é a possibilidade de ter as músicas e as idéias disseminadas na rede, é receber o feedback dos outros usuários e crescer musicalmente com a colaboração deles, é participar de uma grande rede que não tem limites assim como a mente criativa dos melhores artistas.
Então, o que você está esperando? Vire artista você também!

Abaixo uma lista de algumas rádios on-line baseadas em Web 2.0:

  • http://www.imeem.com/
  • http://www.dmusic.com/
  • http://last.fm/
  • http://blip.fm/
  • http://www.soundclick.com/
  • http://www.midomi.com/
  • http://www.meetlisten.com/
  • http://palcoprincipal.uol.com.br/