Twitter na Educação, minhas impressões e expectativas...

quarta-feira, 12 de agosto de 2009


Todo o começo de semestre é sempre assim: recheado de novidades, expectativas e trabalho, muito trabalho!
Ontem (11/08), além de ser dia do estudante, foi o começo de mais um semestre de aulas na UFRPE. Neste semestre temos de diferente o fato de estar ministrando as disciplinas de Didática para o curso de Licenciatura em Química (e lotado de alunos do curso de Matemática) e Metodologia do Ensino de Biologia.
Revelo que estou muito ansioso e feliz por estar trabalhando com estas disciplinas este semestre e empolgado com os meus alunos.
Um dos motivos de tanta empolgação é a possibilidade de incluir o twitter como mais uma ferramenta didática nestas disciplinas.
Eu sou usuário do twitter há pouco tempo, mas, quem não é novato, afinal? Esta ferramenta ainda cheira a novidade em toda a rede (Twitter surgiu no ano de 2007, com pretensões bem menores do que a atingida). Porém, vários fatos e boatos mostram que este microblogging veio para balançar a internet e forma de se comunicar.
Daí, enquanto pensava na possibilidade da inclusão desta nova ferramenta, e pesquisava sobro o assunto, me deparei com alguns questionamentos importantes do Prof. Sérgio Amadeu (@samadeu), da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero em seu blog (http://samadeu.blogspot.com/2009/04/twitter-na-educacao.html).
Escreverei, então, algumas apostas (todas minhas) do impacto desta rede social na Educação, tentando colocar mais um ponto de vista e aumentar as discussões das perguntas feitas pelo professor Sérgio.

SA: "...Percebo que a fronteira do twitter está na Educação. O nano blog pode ser usado no processo de ensino-aprendizado?"
O twitter pode ser facilmente aplicado nos processos educacionais. Mas, antes, temos que verificar as condições de formação do professor no uso desta nova ferramenta: se ele sabe usar, se sabe ensinar através de, se ele sabe adequar o recurso ao conteúdo, dentre outras questões. Verificadas estas coisas, percebemos que o twitter pode auxiliar o processo de aprendizagem por alguns aspectos: 1. Seu caráter colaborativo/cooperativo: o auxílio mútuo é um grande facilitador da aprendizagem, as trocas que podem ocorrer com o uso da ferramenta pode propiciar experiências de aprendizagem incríveis e efetivos; 2. Acesso rápido à informação: A disseminação da informação via twitter é muito rápida, essa rapidez, pode trazer mais tempo e viabilidade nos questionamentos e nas reflexões sobre as informações; 3. Aumento das trocas culturais: o twitter é um espaço muito democrático, sujeitos que presencialmente se sentem desestimulados à participação podem sentir-se à vontade para colaborar com outros. 4. Poder de criação e síntese: além questionar (responder) ou repetir (retuitar) alguma informação, os sujeitos são estimulados a criar informações e trazer novidades ao conteúdo.

SA: Como reforçar o aprendizado com o twitter?

O aprendizado pode ser reforçado pela participação dos usuários e pelo tratamento que estes dão a informação. Neste momento é que a figura do professor precisa se destacar. O professor deve estimular os alunos com questionamentos pertinentes, com a mostra de pontos de vista variados e com a contextualização do conteúdo.

SA: Quais as melhores experiências? O que não deu certo?

São tão raras as experiências com o twitter na educação, que não podemos responder esta questão. O que se deve fazer é investir em pesquisas educacionais para avaliar este impacto e investir em mais formação profissional para o professor.

SA: Podemos usar o twitter para discutirmos textos teóricos em grupo? Mas, qual seria a vantagem de sua interface?

Claro. Com o twitter podemos disponibilizar o texto de uma forma mais rápida, já que a ferramenta permite o envio de links e arquivos externos à plataforma. Outras
ferramentas feitas exclusivamente para amplicar o poder do twitter permitem a criação de grupos de discussão particulares exatamente para este fim (ex.: Grouptweet.).

Por hoje é só! rsrsrs.

Thiago Araújo (@tgsaraujo)